PASTO É LAVOURA

Consórcio de pastagens eleva produtividade e sustentabilidade

Conheça as vantagens e desafios do consórcio entre gramíneas e leguminosas nas pastagens para uma agricultura mais sustentável e produtiva 

Por Nádia Martins
26 de fevereiro de 2024 às 09h00

Na busca por soluções que aliem produtividade e sustentabilidade no setor pecuário, a técnica de consórcio em pastagens vem se destacando como uma prática que integra diferentes espécies vegetais nas áreas de pastoreio e tem o potencial de revolucionar a alimentação animal e a fertilidade do solo. A metodologia gera impactos positivos diretos na produção de leite e no ganho de peso dos animais.

Segundo a professora e especialista em pastagem, Janaina Martuscello, o consórcio entre gramíneas e leguminosas reside na capacidade destas últimas de fixar biologicamente o nitrogênio do ar, graças à simbiose com bactérias presentes em seus nódulos radiculares. Esse processo natural reduz a necessidade de adubação nitrogenada, diminuindo significativamente os custos de manutenção das pastagens.

Além do aspecto econômico, as leguminosas são reconhecidas por seu alto valor nutritivo, superando as gramíneas em teor proteico e baixa fibra, o que contribui para a melhoria da dieta animal e, consequentemente, para um melhor desempenho dos rebanhos.

Em um dos boletins Pasto é Lavoura, do Canal do Criador, Martuscello explicou as vantagens e desafios do consórcio entre gramíneas e leguminosas nas pastagens. 

A seguir, confira os benefícios, desafios e manejo da implementação do consórcio entre gramíneas e leguminosas;

O conteúdo sobre consórcio de pastagens também faz parte da programação que pode ser acompanhada pela SKY, NET, CLARO TV e VIVO.

Envie dúvidas e sugestões para o Canal do Criador para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.