SAÚDE

Cuidados e bem-estar de seus cavalos em dias quentes

Algumas dicas de como passar pelos dias quentes, sem prejudicar a saúde do seu cavalo.

Por Janaína Barros
19 de janeiro de 2021 às 09h30

O verão chegou em dezembro e só vai embora em março, e por isso alguns cuidados precisam ser redobrados com seus animais. Sol e chuva podem causar sérios problemas e até doenças graves em seus cavalos.   

Para os animais que ficam em pastagem, é imprescindível que ele tenha acesso a áreas cobertas, com sombra. O tempo em que ele ficará exposto ao sol, pode ocasionar queimaduras na pele e desidratação.

Verão começa com possibilidade de La Niña durante toda a estação

Já em seu local de descanso é necessário manter sempre limpo e arejado, com água e comida fresca o tempo todo. O que evita o desconforto causado pelo cansaço e até problemas gastrointestinais como cólicas e abdômen agudo.

Ainda sobre alimentação, é importante que seja observado se o animal está precisando de reposição de vitaminas e minerais, caso ele perca em atividades que gerem grandes esforços.

Adubos orgânicos ajudam a controlar verminoses em caprinos e ovinos

E para finalizar, lembre-se que da mesma forma que você, eles também sofrem em excesso quando expostos ao período mais quente do dia. Se não houver necessidade de expor o animal a alta temperatura, prefira a parte da manhã e fim de tarde para trabalhos e passeios com seu cavalo.