PASTO

Cultivo de forrageiras de inverno é destaque em Dia de Campo

Primeiro tema do evento foi o manejo de cultivares de trigo com duplo propósito para pastejo

Por Redação Canal do Criador
17 de setembro de 2021 às 08h44

O cultivo de forrageiras de inverno foi o foco do Dia de Campo de Bovinocultura de Leite realizado nesta última quarta-feira, 15, no município de Chapada, Rio Grande do Sul. Produtores rurais participaram da atividade realizada na propriedade da família Meier, na Linha Bonita, interior do município. O Dia de Campo foi uma promoção da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Embrapa Trigo, Agrícola e Sementes Scherer, com apoio da Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Em uma primeira abordagem, o manejo de cultivares de trigo duplo propósito para pastejo foi tema apresentado pelo extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Erivelton Gian Kreisig. O extensionista mostrou os resultados da experiência realizada na propriedade da família Meier. No cultivo de trigo duplo propósito foram simulados os resultados de até seis pastejos na área, apontando as diferenças em cada etapa e as vantagens de realizar essa prática.

“No dia 14 de abril fizemos a semeadura do trigo duplo propósito. De lá pra cá foi realizado até seis pastejos na área e foi perceptível as diferenças em cada etapa. A área sem pastejo chegou ao acamamento. A partir do primeiro e segundo pastejo, o comportamento da planta foi muito positivo. Esse experimento foi realizado para mostrar que vale a pena pastejar até seis vezes numa mesma área, com o manejo adequado, adubação abundante e obter um resultado excelente. Nessa experiência conseguimos mais de cinco mil quilos de matéria seca por hectare. Convertendo isso em leite, são mais de oito mil litros de leite. Multiplicado pelo preço atual do produto, isso gera uma renda muito interessante para o produtor”, explicou o extensionista.

Cereais de inverno para produção de silagem foi outro tema apresentado no Dia de Campo, pelo pesquisador da Embrapa Trigo, Renato Fontanelli. O processamento de silagem de inverno e a segurança do trabalhador foram pontos trabalhados pelo extensionista rural Leandro Nicolacopolus Soares. A equipe da Agrícola e Sementes Scherer também participou da atividade, apresentando as novidades de cultivares de forrageiras de inverno aos produtores.

Entre as lideranças, participaram do evento o prefeito de Chapada Gelson Scherer, o gerente regional da Emater/RS-Ascar Luciano Schwerz e representantes das instituições financeiras do município.

 

Fonte: Emater/RS