PARANÁ

Encerra hoje prazo de atualização cadastral de rebanho paranaense

Cadastro ajuda a manter status livre de febre aftosa sem vacinação

Por Redação Canal do Criador
30 de junho de 2021 às 12h00

 

Os pecuaristas paranaenses precisam atualizar o cadastro do rebanho devido ao novo status sanitário da febre aftosa, já que a vacina foi substituída pelos dados atualizados. Diferente do ano de 2020, quando houve duas etapas, neste ano o período único começou no dia 1º de maio e termina hoje, 30.

Assim, uma vez por ano, nos meses de maio e junho, o produtor deve declarar a quantidade de animais na propriedade. Isso possibilita uma ação rápida nos casos de suspeita inicial da doença febre aftosa nos animais. 

O Paraná conquistou recentemente a certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação, resultado de uma luta de mais de 50 anos do Governo do Estado e do setor produtivo. 

A atualização é fundamental para auxiliar a vigilância sanitária e garantir a manutenção do status internacional. A certificação foi concedida em 27 de maio pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

No Resultado Parcial da Campanha de Atualização dos Rebanhos – 2021, divulgados pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), em 25/06, 65,5% das propriedades rurais tiveram seus rebanhos atualizados. Ou seja, ainda faltam 34,5% de atualizações regionais.

A partir de 1º de julho, os produtores e criadores que não estiverem com o registro atualizado no sistema da Adapar terão negada a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), impossibilitando a movimentação entre propriedades ou no transporte para abate. 

Além disso, o proprietário poderá ser multado em dez Unidades Padrão Fiscal (UPF). O valor da multa é de R$ 1.135,40 por propriedade.

A atualização é exigida para todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda).

Os produtores podem fazer de forma direta por meio do link Produtor Adapar www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho ou em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento de seu município (prefeituras).

Fonte: Adaptar