AVES

EUA registra novos casos de gripe aviária

Mais duas fazendas foram afetadas, uma em Kentucky e a outra na Virgínia

Por Redação Canal do Criador
16 de fevereiro de 2022 às 15h00

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) disse que detectou gripe aviária em mais duas fazendas depois que um primeiro caso veio à tona na semana passada, colocando a indústria em alerta. Nesta segunda, foi divulgado que mais duas fazendas foram afetadas, em Kentucky e Virgínia. As autoridades colocaram os locais em quarentena e as aves serão sacrificadas para evitar uma possível disseminação por todo o país, que o USDA diz ser o maior produtor mundial de aves.

Nenhum caso humano foi detectado até agora e a doença não representa uma ameaça imediata à saúde pública, disseram autoridades.

Depois de detectar o vírus em aves selvagens em várias ocasiões na Costa Leste nas últimas semanas, o departamento disse também ter encontrado a doença em aves em uma fazenda em Indiana.

O setor agrícola permanecerá vigilante para evitar uma repetição do surto de gripe aviária de 2015, que afetou 211 fazendas em 15 estados, da Califórnia a Indiana. Durante esse surto, quase 50 milhões de aves morreram e suas carcaças foram destruídas, e vários países suspenderam as importações dos EUA. O departamento colocou perdas totais em cerca de US$ 3,3 bilhões. Depois que o primeiro caso foi descoberto em Indiana na semana passada, México e China agiram rapidamente para limitar as importações daquele estado.

Um porta-voz do National Chicken Council disse em um e-mail à AFP que qualquer detecção do vírus era “preocupante”, mas disse que o programa de controle e monitoramento implementado pelas autoridades é “o mais forte do mundo”. 

Fonte: Departamento de Agricultura dos Estados Unidos