ANC

Filhos com nota máxima no Promebo garantem prêmio Difusão Genética 2021

Antes apenas proprietários de animais com maior número de filhos registrados eram avaliados

Por Redação Canal do Criador
27 de agosto de 2021 às 15h00

Presidente da ANC, Ignacio Tellechea. Foto: Nelson Pinto

Buscando valorizar o trabalho de criatórios que se destacam por propagar uma genética realmente melhoradora entre os rebanhos, a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) entregará, no dia 6 de setembro durante a Expointer, o prêmio Difusão Genética Nacional 2021. O mérito que até então contemplava apenas os proprietários de animais nacionais com maior número de filhos registrados no ano, passa a incluir critérios qualitativos em sua avaliação. Agora, vence a cabanha proprietária do animal cujos filhos registrados obtiverem a maior soma de índice final no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).

Segundo a superintendente de registro da ANC, Silvia Freitas, a mudança foi uma recomendação do Conselho Técnico e criadores que vem para aperfeiçoar e valorizar propriedades que comprovadamente proporcionaram evolução na geração daquele ano. “Sabemos da importância de estimular o registro dos rebanhos de forma constante e continuada.

O Difusão Genética Nacional busca valorizar esse movimento, mas também reconhecer a força do melhoramento genético como ferramenta na busca de uma pecuária mais produtiva e focada em qualidade”, explicou o presidente da ANC, Ignacio Tellechea.

A premiação será entregue aos criatórios responsáveis pelo touro e pela vaca nacional cujos filhos somados tiveram maior índice final no Promebo nas raças Angus, Charolês, Devon e Hereford. A cerimônia ocorrerá no dia 6 de setembro, a partir das 18h, na casa da ANC, localizada na Boulevard do Parque Assis Brasil, em Esteio (RS).

O evento será restrito aos vencedores e convidados em função das limitações impostas pela pandemia.  “O Difusão Genética Nacional é a chancela que une estatística e qualidade, o que é fundamental na pecuária de corte”, completou Silvia Freitas.

 

Fonte: Jardine Comunicação