AVES INFECTADAS

Gripe aviária atinge novamente os EUA

Os novos surtos da doença aconteceram em fazendas em Delaware, Maryland e Missouri

Por Redação Canal do Criador
11 de março de 2022 às 14h00

Mais de 3 milhões de aves, sendo a maioria galinhas e perus, morreram nos últimos surtos de gripe aviária classificada como de ‘alta patogenicidade’ (HPAI), nos Estados Unidos. Os últimos surtos divulgados nesta semana envolveram 442.000 galinhas e perus em fazendas em Delaware, Maryland e Missouri.

O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal disse que a doença viral foi confirmada em um bando de 265.000 galinhas frangas, sendo galinhas jovens que não começaram a botar ovos, todas do condado de New Castle, no norte de Delaware; um bando de 150.000 frangos de corte em uma fazenda no condado de Queen Anne, do outro lado da baía de Chesapeake de Annapolis, na costa leste de Maryland; e um bando de 27.000 perus em uma fazenda no condado de Jasper, no sudoeste do Missouri.

Delaware foi o estado mais atingido, perdeu cerca de 1,4 milhão de aves para a doença ou para abate destinado a impedir a propagação da HPAI, que pode acabar com um rebanho rapidamente, então as autoridades agrícolas são implacáveis na erradicação de rebanhos infectados.

Mais de 50 milhões de frangos e perus morreram em uma epidemia de HPAI que ocorreu de dezembro de 2014 a junho de 2015, levando à escassez de ovos e elevando os preços. O surto também fez com que alguns países interditassem as importações de carne de aves dos EUA. Cerca de 16% da carne de aves dos EUA é exportada.

Fonte: Defesa Agropecuária