GIRO DO BOI

Inovação em irrigação aumenta em até 15 vezes a lotação de gado no pasto

A técnica reduz o uso de água e distribui as demais culturas além do pasto, como a produção de milho, silagem e feno

Por Redação Canal do Criador
07 de abril de 2022 às 08h00

O experimento foi feito no sítio particular de Garcia, em Araçatuba (SP). Numa área de 10 hectares, foram distribuídos 10 piquetes de um hectare. Em toda a área foi instalado um sistema de mangueiras de plástico que ficam enterradas a 30 centímetros da superfície.

Ficam distribuídos nesta área 100 quilômetros de mangueira e 200 mil pontos de gotejamento, permitindo que a umidade do solo fique constante ao longo de todo o dia.

Apesar da economia, o uso de água é considerável, pois o fornecimento deve ser de 20 horas por dia, em épocas de estiagem. A manutenção dos 10 hectares é feita com a distribuição de 23 mil litros de água por hora em dia seco. São 46 mil litros de água por hectare por dia.

O sistema foi desenvolvido para as melhores categorias de bovinos, alimentados exclusivamente a pasto. O tipo de forragem escolhido pelo pesquisador foi o tifton que garante mais qualidade ao sistema de produção e uma proteção natural para o sistema de irrigação. 

Confira a matéria completa e os detalhes da tecnologia de microgotejamento na entrevista realizada no programa Giro do Boi, do Canal Rural.