LUTO

Justus da Taquari: morre touro que marcou evolução em melhoramento genético

O reprodutor estava prestes a completar 12 anos e representou um marco na nova geração da raça

Por
16 de fevereiro de 2024 às 08h39

Na quarta-feira (14), o Grupo CRV comunicou o falecimento de Justus da Taquari, reprodutor da raça santa gertrudis que estava prestes a completar 12 anos de vida. A central expressou sua gratidão aos proprietários e parceiros por confiarem em seu trabalho e permitirem que Justus fizesse parte do legado da raça. Nascido em 11/05/2013 na Fazenda Taquari, em Paranapanema, interior de São Paulo, Justus era destaque na bateria de corte europeu na Central CRV, com uma notável produção de mais de 60 mil doses de sêmen.

Com uma linhagem que unia a África do Sul à sua terra natal brasileira, Justus era reconhecido por sua excelência na prova de ganho de peso do IZ de Sertãozinho. Profundo, arqueado, precoce, com ótimo acabamento e rendimento de carcaça, ele se tornou uma opção versátil para gado puro e cruzamento industrial. Gustavo Barreto, presidente da Associação Brasileira do Santa Gertrudis e um dos proprietários, destacou que Justus representou um marco na nova geração da raça, refletindo o sucesso do trabalho de melhoramento genético.

Justus da Taquari: morre touro que marcou evolução no melhoramento genético

O sucesso de vendas de sêmen levou a genética de Justus para mais de cinco países, sendo apresentado globalmente no Congresso Mundial da raça em 2023, realizado no Brasil. Sua contribuição tornou-o um grande embaixador da raça, sendo utilizado em diversos projetos de cruzamento industrial, uma prática crescente no Brasil.

Maury Dorta Júnior, Coordenador do programa Embrapa/Geneplus, ressaltou que touros como Justus são marcantes em suas raças, traduzindo os ideais dos criadores para o rebanho. Ele elogiou a contribuição de Justus para a evolução da raça, destacando sua modernidade e qualidade de carne.

Além de suas características técnicas, Justus também se destacou como opção para programas de carnes especiais. Sua influência ultrapassou fronteiras, e ele foi homenageado com um totem de tamanho real, presenteado ao especialista em carne, Roberto Barcellos, pela Fazenda Mangabeira de Japaratuba (Sergipe).

O totem de Justus será um recurso didático valioso para estudantes, destacando a avaliação de AOL impressionante do touro (152,25cm²)