FEIRA

Nelore e Nelore Mocho têm presença de destaque na 58ª EXPO Rio Preto

Após paralisações por conta da pandemia, julgamento presencial na EXPO é de grande expectativa para o setor

Por Redação Canal do Criador
28 de setembro de 2021 às 15h00

Foto: Marcos Morelli

 

Começa amanhã em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a 58ª EXPO Rio Preto 2020-2021 – Edição Especial Julgamentos. Raças predominantes dos rebanhos brasileiros, Nelore e Nelore Mocho têm presença de destaque durante o período do evento que vai de 29 de setembro a 3 de outubro, no Recinto de Exposições ‘Alberto Bertelli Lucatto’. Os animais já começaram a chegar no recinto de exposições no último fim de semana e receberam os primeiros cuidados. Até o momento, 146 animais nelores desembarcaram no recinto, entre mocho e nelore padrão.

Os julgamentos envolvem cerca de 200 animais de grandes criadores de São Paulo, estado que concentra boa parte dos bovinos desta raça que brilham nas exposições agropecuárias, além de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. Aliás, a região de São José do Rio Preto também tem participação expressiva, com grandes criadores como Luiz Antonio Silva e César Tomé Garetti. 

 Segundo Luiz Gustavo Garcia Ribeiro, presidente da Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN), a expectativa em torno da EXPO Rio Preto é grande, principalmente por ser evento oficial do setor após pausa de quase dois anos imposta pela pandemia de Covid-19.

 “A EXPO Rio Preto está entre as melhores exposições do ranking nacional, marcada por uma organização e uma estrutura impecáveis. A região de Rio Preto sempre concentrou grandes leilões da raça Nelore por contar com uma boa estrutura hoteleira e de restaurantes. Acredito que com essa retomada, e com o agro e a pecuária aquecidos, teremos grandes leilões e eventos na cidade novamente, em breve”, comenta.

Os julgamentos da raça Nelore envolvem fêmeas e machos a partir dos sete meses de vida, mas há uma categoria especial, a Baby, dedicada a animais de até seis meses e 29 dias. Entre as novidades deste ano está a categoria Fêmea Matriz, voltada exclusivamente para a reprodução. 

 

A Expo Rio Preto

Foto: Marcos Morelli

Programada para o período de 29 de setembro a 3 de outubro, a 58ª EXPO Rio Preto 2020-2021 – Edição Especial tem coordenação geral da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, coordenação institucional da ACIRP (Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto) e a inédita coordenação das raças zebuínas pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). Também conta com o apoio institucional da UNIRP (Centro Universitário de Rio Preto).

A 58ª edição é dedicada exclusivamente para julgamentos de raças, campeonato leiteiro e outras competições do setor. Em cumprimento às medidas sanitárias de combate à Covid-19, não haverá presença de público, sendo fechada para criadores.

Nove raças de gado de corte e leiteiro deverão participar do evento, sendo elas: Nelore Padrão, Nelore Mocho, Tabapuã, Guzerá, Indubrasil, Simental, Simental Leiteiro, Gir Leiteiro e Girolando. Além disso, as raças de equinos Mangalarga Marchador e Mangalarga Paulista também marcarão presença na feira.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa EXPO Rio Preto Thecer Comunicação