PASTO EXTRAORDINÁRIO

Pecuária responde por cerca de 7% dos empregos no Brasil

Entre ocupações diretas e indiretas, setor gera aproximadamente seis milhões de postos de trabalho

Por Redação Canal do Criador
06 de setembro de 2021 às 09h00

Projeções realizadas pelo setor de macroeconomia do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, mostram que a pecuária brasileira responde por aproximadamente 7% de todos os empregos gerados no Brasil, com cerca de 5 ou 6 milhões de ocupações em praticamente todas as cidades brasileiras. A informação foi revelada pela pesquisadora da entidade, Nicole Rennó Castro, em entrevista para o programa Pasto Extraordinário dessa semana.

Nicole também reiterou que o PIB da pecuária representa 8% da economia brasileira e que o complexo de carnes se destaca na balança comercial do país. “Nós temos que lembrar que a produção dentro da porteira, que ocorre no campo, ela não acontece sozinha, pelo contrário. Essa agropecuária moderna que nós temos está cada vez mais integrada com várias atividades de serviço, industriais, que estão ali antes da porteira e depois da porteira”, explica a pesquisadora. 

Além da entrevista completa de Nicole, o programa Pasto Extraordinário também trouxe outros temas em destaque, como quais fatores precisam ser considerados na hora de optar por fazer a reforma ou a recuperação do pasto, bem como os prós e contras de cada um dos processos com o especialista José Renato, da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq-USP).

Além disso, o engenheiro agrônomo e consultor técnico da Corteva, Alcino Ladeira, deu dicas para o pecuarista fazer o diagnóstico das pastagens e planejar o tratamento de plantas daninhas com foco no aumento da produtividade.

O programa também mostrou a experiência de três produtores rurais que fazem parte do projeto de sustentabilidade da Plataforma-S, da Corteva Agriscience. Eles vêm realizando ações como o reflorestamento de margens de rios e a integração lavoura-pecuária para incentivar a preservação ambiental e também a valorização do próprio negócio. “Pra todos que trabalham no agro, não tem uma realidade na qual se possa produzir sem preservar o meio ambiente, afinal essa terra é nossa, é dela que nós tiramos o nosso sustento”, afirmou João Pennacchi, da Ouro Fino Agropastoril, que é um dos pecuaristas-S do projeto.

 

Sobre o programa Pasto Extraordinário

Produzir com rentabilidade e também com respeito ao meio ambiente, cuidando da sociedade e priorizando o bem-estar animal. Esses são os pilares para o crescimento sustentável da pecuária nacional que estão presentes no programa Pasto Extraordinário.

O projeto visa contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva por meio de muito conteúdo relacionado aos seguintes temas: Sinergia, Sustentabilidade, Socioeconômico e Sucesso. Esses quatro compromissos fazem parte da Plataforma-S, um projeto da Corteva Agriscience, que busca, por meio de diferentes iniciativas, honrar o compromisso da empresa com a pecuária brasileira.

O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 6h, com reprise às quartas, às 18h, no Canal do Criador. Você pode assistir pela SKY 166, na NET nos canais 197 e 697 nas principais praças pecuárias e ainda pela parabólica digital e analógica. Também é possível se manter atualizado com informações sobre o universo da pecuária no blog do Pasto Extraordinário. Não deixe de acompanhar!