DICAS DE ESPECIALISTA

Porco a pasto: confira a viabilidade e as vantagens de adotar o sistema

Andrea Ianni, zootecnista e suinocultora, aborda a viabilidade e as vantagens de criar porco a pasto 

Por Nádia Martins
18 de março de 2024 às 09h00

A criação de porcos a pasto, uma prática menos convencional na suinocultura, vem ganhando destaque por seus inúmeros benefícios. Andrea Ianni, zootecnista, suinocultora e especialista em tecnologia de carnes, destaca a viabilidade e as vantagens de adotar este método.

Conforme Ianni, para a criação a pasto ser bem-sucedida, é essencial utilizar raças de suínos adaptadas a este tipo de ambiente. Diferentemente dos porcos comuns de granja, raças como o suíno Nilo-canastra, um descendente do porco preto ibérico, são mais adequadas para a criação a pasto devido à sua adaptabilidade.

Andrea também relembra a transformação do porco ao longo do tempo, onde a espécie passou de um animal mais gordo para um mais magro e musculoso. Essa mudança teve implicações diretas no manejo dos animais, especialmente no sistema de pasto.

A seguir, confira os benefícios do sistema a pasto;

Para mais informações e dicas sobre benefícios da criação de porco a pasto, acompanhe o Canal do Criador nas redes sociais e participe da comunidade usando a hashtag #eusoucriador.