DE OLHO NO MERCADO

EUA prevê aumento nas exportações de carne bovina brasileira

Analista Yago Travagini analisa as projeções da pecuária brasileira com base nos dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

Por Nádia Martins
27 de março de 2024 às 09h00

Apesar dos desafios atuais, como os preços da carne em queda e margens apertadas, um relatório recente do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) revela uma perspectiva otimista para o Brasil, prevendo um aumento nas exportações de carne bovina nos próximos dez anos. Este cenário coloca o país em uma posição de destaque global, não apenas como um grande produtor, mas como o principal fornecedor capaz de atender à crescente demanda mundial. 

Conforme o analista de mercado, Yago Travagini, espera-se que as exportações brasileiras de carne bovina cresçam 40% entre 2023 e 2033. Este aumento coloca o Brasil como responsável por 60% do crescimento global nas exportações de carne bovina, que deve passar de 11,5 milhões para 13,2 milhões de toneladas no período.

Diante dessas expectativas animadoras, surgem questionamentos importantes para os pecuaristas nacionais sobre planejamento e estratégias para capitalizar sobre as oportunidades emergentes, desafiando-os a repensar o futuro da produção pecuária no Brasil.

Travagini destaca a importância de se preparar para atender às expectativas de crescimento, necessidade de visão de longo prazo e adaptação às condições de mercado.

A seguir, confira o boletim completo;

Para mais informações sobre as projeções dos EUA e futuro da carne bovina brasileira, acompanhe o Canal do Criador nas redes sociais e participe da comunidade usando a hashtag #eusoucriador.

Envie dúvidas e sugestões para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.