DSM NUTRIÇÃO ANIMAL

Betacaroteno ajuda a melhorar a reprodução do rebanho 

Empresa global que atua no mercado de nutrição animal, saúde e vida sustentável, destaca produto para impulsionar índices reprodutivos dos rebanhos de leite e corte

Por Janaína Barros
09 de fevereiro de 2021 às 15h00

Com lançamento previsto para este mês a DSM, detentora da marca Tortuga de suplementos nutricionais para ruminantes, anuncia o mais novo produto de nutrição animal, que tem como objetivo aumentar a prenhez, utilizando menos doses de sêmen, diminuir os intervalos de partos, melhorar a qualidade do colostro e a saúde dos bezerros.

Betacaroteno, principal ativo do Feproxi®, é um pigmento carotenoide e um potente antioxidante encontrado em forragens frescas e que não é sintetizado naturalmente pelo animal, o que precisa ser inserido como suplemento na dieta das vacas. Feproxi®, tem como principal objetivo  melhorar a função ovariana e a reprodução das fêmeas, já que baixos níveis da vitamina tendem a dar menos resultado de fertilidade.

Foi comprovado nos laboratórios da DSM, que a nova aposta reprodutiva aumenta as taxas de prenhez de 11% para 22%, com intervalos de parto reduzidos. Segundo estudos realizados por Luis Fernando Tamassia, médico-veterinário e líder global de inovação para Ruminantes da DSM. “As pesquisas sobre a molécula de betacaroteno e o seu uso em suplementos para gado de leite, não são de hoje, já têm mais de 10 anos e para a formulação do Feproxi®, foram 5 anos de experimentos no Brasil, em diversas condições, direcionadas tanto para vacas de leite, quanto de corte, esse foi o diferencial de anos de pesquisa”.

O produto também tem efeito no bovino de corte, mesmo que o gado tenha acesso a pastagem, eles não consomem níveis suficientes de betacaroteno, vitamina E e selênio, componentes antioxidantes encontrados no produto. O que auxilia a combater o estresse oxidativo, com benefícios diretos na reprodução do bovino.

Com a nova suplementação, o pecuarista ganha em produtividade e lucratividade. Em evento online a DSM, lança o produto dia 11 deste mês e já pode ser adquirido pelos pecuaristas.