ESPECIALIZAÇÃO

Senar-RS e Embrapa realizam seminário sobre integração lavoura-pecuária

Voltado para produtores rurais e técnicos da área, os participantes receberão informações sobre o projeto ‘Duas Safras’

Por Redação Canal do Criador
05 de outubro de 2021 às 18h00

Amanhã, dia 6 e no dia 7 de outubro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e a Embrapa irão realizar o Seminário Técnico de Integração Lavoura-Pecuária. O evento, que será transmitido pelo canal do Senar-RS no YouTube, é voltado para produtores rurais e técnicos da área. Os participantes receberão informações sobre o projeto ‘Duas Safras’, que incentiva o cultivo de cereais de inverno (como trigo, triticale, centeio, aveia) no Rio Grande do Sul.

Consorciar agricultura e pecuária na mesma propriedade é uma prática cada vez mais incentivada no meio rural. Entre as vantagens para o produtor, estão a diversificação, a eficiência no uso dos recursos naturais e possibilidade de incremento na renda. E para disseminar ainda mais essa prática.

“O seminário tem como objetivo apresentar o potencial, as oportunidades e a rentabilidade do uso de cereais de inverno, assim como discutir as oportunidades e entraves para a utilização de cereais e forrageiras para bovinos de corte e de leite, suínos e aves. Desta forma, proporcionamos a capacitação de instrutores do Senar-RS para que possam transmitir aos produtores rurais conteúdos atualizados, e tornar nossa agricultura cada vez mais forte”, diz o coordenador de formação Profissional Rural da Divisão Técnica do Senar, Umberto Pizzolotto de Moraes.

Para a noite do dia 6, a programação do Seminário Técnico de Integração Lavoura-Pecuária prevê palestras como “Estado da arte em integração lavoura-pecuária nos EUA”, com Mark Sulc, da Ohio State University, e “A ampliação da safra de inverno no Rio Grande do Sul e o papel das instituições”, com o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli. 

Já as atividades da manhã do dia 7 serão divididas em três painéis sobre oportunidades e entraves para a utilização de cereais de inverno na alimentação de aves, suínos, bovinos de leite e bovinos de corte.

À tarde, imprensa e convidados poderão acompanhar, presencialmente, um Dia de Campo a ser realizado na Embrapa Trigo, em Passo Fundo. Na atividade, serão conferidos experimentos com trigo, silagem de cereais e solos. 

 

Programação Online

6 de Outubro

18h30min – Abertura
Moderador: Gedeão Silveira Pereira, presidente do Sistema Farsul

19h –  “A ampliação da safra de inverno no Rio Grande do Sul e o papel das instituições.

Painelista: Eduardo Condorelli, Superintendente do Senar-RS

19h45min – Estado da arte em Integração Lavoura-Pecuária nos EUA.

Painelista: Mark Sulc, da Ohio State University

20h45min – Potencial, oportunidade e rentabilidade do uso de cereais de inverno para o Rio Grande do Sul.

Painelista: Giovani Faé, da Embrapa Trigo

21h45min – Encerramento

7 de Outubro

8h – Painel 1: Oportunidades e entraves para a utilização de cereais de inverno em ração para suínos e aves.

Painelistas: Evandro Carlos Barros, da Embrapa Suínos e Aves; Terezinha Marisa Bertol, da Embrapa Suínos e Aves; e Arene Trevisan, da JBS/Seara.

Moderador: Francisco Turra – ABPA

9h35min – Painel 2: Oportunidades e entraves para a utilização de cereais de inverno para bovinos de leite.

Painelistas: Carlos Bondan, da Universidade de Passo Fundo; Jeferson Eidt, da Reprotec Reprodução e Consultoria Agropecuária LTDA; e Luis Keplin, da Brasil NK Nutrição Animal.

Moderador: Eduardo Condorelli, Superintendente do Senar-RS

10h40min – Painel 3: Oportunidades e entraves para a utilização de cereais de inverno e forrageiras para bovinos de corte.

Painelistas: Danilo Menezes Sant`Anna, da Embrapa Pecuária Sul; Laerte Alfren, da Cia do Feno, e Fauro Loreto da Rocha, produtor rural.

Moderador: Renato Serena Fontaneli – Embrapa Trigo

11h40min – Encaminhamentos

12h – Encerramento

 

Programação Presencial

14h30min – Estratégia para Duas Safras

1: Trigo Rentável
2: Mais renda no inverno
3: Silagem de cereais de inverno
4: Solos e compactação

16h30min – Encerramento

 

Fonte: CNA