GENÉTICA

Ultrablack se destaca na venda de sêmen, diz Asbia

Composição de reprodutores 80% Aberdeen Angus e 20% Zebuína

Por Janaína Barros
25 de maio de 2021 às 09h00

Foto: Eduardo Rocha

Pela primeira vez desde que passou a ser registrada no Brasil, a raça Ultrablack se destacou no ranking de venda de sêmen nacional da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) nos primeiros três meses de 2021.

Apesar da raça ser novata no mercado de venda de sêmen, o gerente de Fomento da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato, diz ser promissor o resultado. “A raça começou a ser desenvolvida no Brasil há apenas quatro anos e já está bem posicionada no ranking de comercialização de sêmen do país. Isso revela que a Ultrablack está sendo utilizada como mais uma opção para a pecuária nacional”.

Para Pivato, a expectativa, é que a participação da raça aumente assim que os resultados de sua utilização começarem a ser comprovados pelos criadores. De raça pura sintética é resultado do cruzamento de reprodutores Aberdeen Angus com Brangus, mantendo uma composição de no mínimo 80% de genética Angus e 20% Zebuína.

A raça Ultrablack desponta entre criadores que buscam conciliar a demanda por qualidade de carne, heterose e adaptabilidade. Assim como exemplares Angus, os animais Ultrablack têm predisposição a serem dóceis, com aptidão materna e baixo peso ao nascer, facilitando a reprodução.

 

Fonte: Jardine Comunicação