EVENTO ONLINE

Webinar internacional aborda a importância dos seres vivos para a sustentabilidade mundial

O conhecimento genômico é essencial para entender melhor os ecossistemas e melhorar a preservação ambiental

Por Redação Canal do Criador
03 de dezembro de 2021 às 18h00

O Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas (GCCRC) vai realizar nesta segunda-feira, 07, às 15 horas, a palestra “Earth BioGenome Project: A Ciência no Nexo das Crises Climática e de Biodiversidade”. Ministrada em inglês por Harris Lewin, professor de ecologia e evolução na Universidade da Califórnia (EUA) e membro da Academia Nacional de Ciências norte-americana, a palestra terá transmissão ao vivo pelo canal do GCCRC no YouTube.

A atividade integra o ciclo de webinários “From Gene to Trait” promovido pelo GCCRC. O Earth BioGenome Project, liderado por Lewin, reúne diversas instituições de pesquisa mundiais com o objetivo de sequenciar, catalogar e categorizar o genoma da biodiversidade de eucariotos da Terra, até 2028.

Eucariotos são os seres vivos, incluindo fungos, animais e plantas, além de alguns organismos unicelulares. Conhecer o genoma desses seres significa entender a dimensão de questões urgentes para a humanidade, como a perda de biodiversidade e sua associação com as mudanças climáticas.

O conhecimento genômico dessa biodiversidade também é essencial para entender melhor os ecossistemas em que habitam e como é possível melhorar sua preservação. Além disso, o mapeamento desse amplo acervo genético é fundamental no desenvolvimento de biotecnologia e soluções inovadoras. 

O Earth BioGenome Project pode ser considerado um dos desdobramentos do projeto Genoma Humano, que, após ser concluído no início dos anos 2000, gerou uma série de inovações e possibilidades de aplicação, como a medicina de precisão, por exemplo.

Sobre o GCCRC

O Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas (GCCRC) visa desenvolver tecnologias para aumentar a tolerância das plantas aos estresses impostos pelas mudanças climáticas globais. Resultado de uma parceria entre a Embrapa e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Centro é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) por meio do programa Centros de Pesquisa em Engenharia. Está localizado em Campinas, no campus da Universidade

Fonte: Embrapa