17 de setembro de 2021 às 20h27

Leite: setor produtivo irá lançar campanha nacional para estimular consumo no país

A Campanha da 1ª Semana do Leite, prevista para ocorrer na primeira quinzena de novembro, foi o tema central da 18ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura (Mapa), realizada nesta sexta-feira, 17. O órgão consultivo e propositivo é constituído por 30 instituições membros e convidados permanentes.

A campanha visa mostrar que a cadeia produtiva do leite é fundamental para a saúde dos brasileiros, com seus nutrientes; para a economia, com a geração de empregos diretos e indiretos; para o meio ambiente, com boa alimentação e bem-estar animal; e para o país, que se desenvolve com o crescimento de todos os setores envolvidos.

Um dos objetivos da 1º Semana do Leite será reunir produtores, laticínios e supermercados em um projeto exclusivo para mostrar a importância econômica e a saudabilidade desse alimento e seus derivados. “Uma campanha já foi pensada para ter desdobramentos futuros para todos os públicos e idades”, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Em mensagem transmitida durante a reunião, a ministra destacou a relevância do setor de leite para o desenvolvimento do país. “Movimenta a economia, contribui para o PIB Nacional, gera emprego e renda para milhares de brasileiros, em todos os elos da cadeia produtiva, do produtor familiar aos grandes laticínios, dos distribuidores aos minimercados, que levam o produto às mãos do consumidor. O Brasil, como um dos maiores produtores de leite do mundo, precisa valorizar, aqui e no exterior, os pontos positivos do setor lácteo”.

Tereza disse ainda que esse será apenas o primeiro passo para fomentar o setor. “Estamos preparando mais ações para divulgar a importância e a qualidade do leite e seus derivados produzidos aqui no Brasil. A ideia é que essa ação seja de longo prazo e faça parte do calendário anual deste segmento. O leite e seus derivados são essenciais para o crescimento do Brasil e dos brasileiros, alimentam as pessoas e a economia”.

O presidente da Câmara Setorial e da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura do Brasil (CNA), Ronei Volpi, falou sobre as boas perspectivas do setor. “Nós, que há pouco mais de 20 anos éramos o maior importador mundial de lácteos, hoje temos a segurança do abastecimento e também da segurança alimentar de 215 milhões de brasileiros e estamos partindo para um tempo breve em que seremos também um player no mercado internacional de lácteos”, afirma Volpi.

Para construir a campanha de forma coletiva, foram realizadas reuniões com a participação de representantes do Mapa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), de cooperativas, indústrias e produtores, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) e outros parceiros. “Acredito que nós estamos aqui fazendo história e que essa ação será a primeira de várias que virão. Nós temos toda a capacidade de mostrar que o nosso setor consegue agir de forma coordenada e esse trabalho que está para ser iniciado é um exemplo disso”, disse o consultor da Câmara Setorial, Marcelo Martins.

O Brasil é o 4ª maior produtor de leite do mundo, produz mais de 34 bilhões de litros por ano. Dos 5.570 municípios brasileiros, 99% são produtores de leite. São mais de 1 milhão de produtores nacionais, a maioria da agricultura familiar. O setor movimenta mais de R$ 100 bilhões ao ano, gerando mais de 4 milhões de empregos no campo.

18/08/2021 às 07h24

Preço da arroba do boi gordo recua em São Paulo; confira os destaques desta quarta-feira

Boi: arroba recua em São Paulo, diz Safras & Mercado Milho: Campinas (SP) segue com saca perto dos R$ 100 Soja: indicador do Cepea supera –

Leia Mais
18/08/2021 às 06h01

Venda de sêmen angus produzido no Brasil cresce 36,68% no primeiro semestre

O Brasil ampliou em 36,68% a comercialização de doses de sêmen angus produzidas em território nacional no primeiro semestre de 2021. Os dados, divulgados pela –

Leia Mais
17/08/2021 às 20h38

Benedito Rosa fala sobre importância da tecnologia para diagnosticar PSA

O Ministério da Agricultura informou nesta terça, 17, que a rede de laboratórios federais de defesa agropecuária está apta para atuar na hipótese de uma –

Leia Mais
17/08/2021 às 18h40

Boi gordo: arroba desvaloriza até R$ 2 nesta terça, 17

O mercado físico de boi gordo registrou preços estáveis nesta terça-feira, 17. Segundo o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, a dinâmica de –

Leia Mais
17/08/2021 às 16h27

Boi gordo: diferencial de preço da arroba entre MT e SP cresce em julho

O leve avanço nas cotações da arroba do boi gordo em São Paulo ante o recuo nos preços de Mato Grosso resultou no alargamento de –

Leia Mais
17/08/2021 às 16h03

Carne bovina: Argentina estabelece cota de exportação para Israel

A Argentina aprovou uma cota adicional de 3.500 toneladas por mês de carne bovina kosher para exportação a Israel. O governo detalha que esta cota –

Leia Mais
17/08/2021 às 15h45

Ministério da Agricultura ressalta preparo do Brasil contra peste suína africana

A Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (Rede LFDA) está apta para atuar na hipótese de uma possível introdução do vírus de peste suína –

Leia Mais
17/08/2021 às 13h03

Mato Grosso abateu 4,7% mais bovinos em julho em relação a mesmo mês de 2020

O estado de Mato Grosso abateu 4,7% mais bovinos em julho em relação a igual mês de 2020, totalizando 431,34 mil cabeças, informou o Imea, –

Leia Mais
17/08/2021 às 12h53

Com falta de gado em MT, frigoríficos podem fechar, diz sindicato

A falta de animais para o abate pode paralisar as atividades em alguns frigoríficos de Mato Grosso, o maior produtor de carne bovina do país. –

Leia Mais
17/08/2021 às 12h01

Japão abre mercado para material genético avícola do Brasil

O Japão abriu seu mercado para a genética avícola do Brasil, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A abertura vale para empresas genéticas –

Leia Mais