17 de setembro de 2021 às 20h27

Leite: setor produtivo irá lançar campanha nacional para estimular consumo no país

A Campanha da 1ª Semana do Leite, prevista para ocorrer na primeira quinzena de novembro, foi o tema central da 18ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura (Mapa), realizada nesta sexta-feira, 17. O órgão consultivo e propositivo é constituído por 30 instituições membros e convidados permanentes.

A campanha visa mostrar que a cadeia produtiva do leite é fundamental para a saúde dos brasileiros, com seus nutrientes; para a economia, com a geração de empregos diretos e indiretos; para o meio ambiente, com boa alimentação e bem-estar animal; e para o país, que se desenvolve com o crescimento de todos os setores envolvidos.

Um dos objetivos da 1º Semana do Leite será reunir produtores, laticínios e supermercados em um projeto exclusivo para mostrar a importância econômica e a saudabilidade desse alimento e seus derivados. “Uma campanha já foi pensada para ter desdobramentos futuros para todos os públicos e idades”, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Em mensagem transmitida durante a reunião, a ministra destacou a relevância do setor de leite para o desenvolvimento do país. “Movimenta a economia, contribui para o PIB Nacional, gera emprego e renda para milhares de brasileiros, em todos os elos da cadeia produtiva, do produtor familiar aos grandes laticínios, dos distribuidores aos minimercados, que levam o produto às mãos do consumidor. O Brasil, como um dos maiores produtores de leite do mundo, precisa valorizar, aqui e no exterior, os pontos positivos do setor lácteo”.

Tereza disse ainda que esse será apenas o primeiro passo para fomentar o setor. “Estamos preparando mais ações para divulgar a importância e a qualidade do leite e seus derivados produzidos aqui no Brasil. A ideia é que essa ação seja de longo prazo e faça parte do calendário anual deste segmento. O leite e seus derivados são essenciais para o crescimento do Brasil e dos brasileiros, alimentam as pessoas e a economia”.

O presidente da Câmara Setorial e da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura do Brasil (CNA), Ronei Volpi, falou sobre as boas perspectivas do setor. “Nós, que há pouco mais de 20 anos éramos o maior importador mundial de lácteos, hoje temos a segurança do abastecimento e também da segurança alimentar de 215 milhões de brasileiros e estamos partindo para um tempo breve em que seremos também um player no mercado internacional de lácteos”, afirma Volpi.

Para construir a campanha de forma coletiva, foram realizadas reuniões com a participação de representantes do Mapa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), de cooperativas, indústrias e produtores, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) e outros parceiros. “Acredito que nós estamos aqui fazendo história e que essa ação será a primeira de várias que virão. Nós temos toda a capacidade de mostrar que o nosso setor consegue agir de forma coordenada e esse trabalho que está para ser iniciado é um exemplo disso”, disse o consultor da Câmara Setorial, Marcelo Martins.

O Brasil é o 4ª maior produtor de leite do mundo, produz mais de 34 bilhões de litros por ano. Dos 5.570 municípios brasileiros, 99% são produtores de leite. São mais de 1 milhão de produtores nacionais, a maioria da agricultura familiar. O setor movimenta mais de R$ 100 bilhões ao ano, gerando mais de 4 milhões de empregos no campo.

16/08/2021 às 17h30

Peixe BR apresenta nova diretoria

A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) empossou a nova diretoria executiva. A entidade reúne os diversos elos da cadeia produtiva de peixes de cultivo, –

Leia Mais
16/08/2021 às 16h22

Carne de frango: Arábia Saudita desiste de aplicar ‘prazo de validade’ para carne congelada importada

As autoridades sanitárias da Arábia Saudita acolheram os argumentos das nações exportadoras, inclusive do Brasil, e de stakeholders locais, e decidiram pela suspensão da implementação –

Leia Mais
16/08/2021 às 15h31

Exportações de carne bovina do Brasil recuam 3,12% no ano

As exportações de carne bovina do Brasil entre janeiro e julho somaram 1,564 milhão de toneladas, um recuo de 3,12% em relação às 1,614 milhão –

Leia Mais
16/08/2021 às 12h01

Ovos: equilíbrio entre oferta e demanda estabiliza preços

Os preços dos ovos comerciais se estabilizaram nos últimos dias, após subirem consecutivamente na primeira semana de agosto, conforme indicam dados do Centro de Estudos –

Leia Mais
15/08/2021 às 18h05

Mato Grosso colhe 98% da safra de milho 2020/21, diz Imea

A colheita da segunda safra de milho 2020/21 do Mato Grosso atingiu 98,88%, conforme o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com número obtido até –

Leia Mais
15/08/2021 às 15h20

Freio de Ouro 2021: classificatória Gaúcha Norte habilita 14 conjuntos à final

A classificatória Gaúcha Norte para a final do Freio de Ouro 2021, concluída neste domingo, 15, levou emoção ao Parque de Exposições Assis Brasil, em –

Leia Mais
15/08/2021 às 10h05

Governo de RO lança programa que deve beneficiar 3 mil produtores de leite

O município de Machadinho d’Oeste (RO), um dos maiores produtores de leite do estado, foi palco do lançamento do programa Agroleite realizado pelo  Governo de –

Leia Mais
13/08/2021 às 20h20

Demanda por carne bovina pode aquecer neste 2° semestre, diz Safras & Mercado

O cenário de escalas de abate confortáveis e alongadas segue predominante no mercado de boi gordo no Brasil, de acordo com a consultoria Safras & –

Leia Mais
13/08/2021 às 17h56

Boi: tendência é de acomodação nos preços da arroba no curto prazo

O mercado físico de boi gordo registrou preços estáveis nesta sexta-feira, 13. Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, os preços se –

Leia Mais
13/08/2021 às 15h31

Demanda por frango halal está aquecida no mercado externo, diz BRF

O vice-presidente da BRF para o Mercado Internacional, Patrício Rohner, destacou nesta sexta, 13, em teleconferência de resultados relativa ao segundo trimestre, que a demanda –

Leia Mais