PASTO É LAVOURA

Brachiaria e Panicum: qual é mais resistente à seca? 

A professora e especialista em pastagem, Janaina Martuscello, esclarece essa dúvida comum entre os agricultores e oferece dicas para o manejo eficiente de pastagens

Por Nádia Martins
29 de fevereiro de 2024 às 09h00

Em um dos episódios do boletim Pasto é Lavoura, transmitido pelo Canal do Criador, a professora e especialista em pastagem, Janaina Martuscello, esclarece uma dúvida comum entre os agricultores: entre Brachiaria e Panicum, qual é mais resistente à seca? 

Segundo Martuscello, as plantas do gênero Brachiaria (recentemente renomeadas para Urochloa, mas ainda popularmente conhecidas pelo nome antigo) apresentam uma distribuição de forragem mais equilibrada ao longo do ano. Isso significa que, durante os períodos de seca, a Brachiaria sofre menos queda na produtividade em comparação com as espécies de Panicum maximum. A exceção a esta regra pode ser a cultivar de Panicum ‘Mombaça’, que mantém uma boa disponibilidade de forragem mesmo em condições adversas.

Martuscello enfatiza também a importância de se ter pastagens ou módulos com Brachiaria, especialmente para aqueles que trabalham com a bovinocultura de corte. A razão é simples: esta espécie consegue manter uma disponibilidade de forragem mais estável durante os períodos secos, um fator crítico para a sustentabilidade da produção.

A seguir, confira as mudanças nos nomes científicos e adaptação climática das plantas; 

O conteúdo sobre Brachiaria e Panicum também faz parte da programação que pode ser acompanhada pela SKY, NET, CLARO TV e VIVO.

Envie dúvidas e sugestões para o Canal do Criador para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.